Chega de Saudade, de Ruy Castro

A Bossa Nova voltou mais uma vez para ficar por toda a vida.

Vinicius de Moraes

INTRODUÇÃO: Esta é uma história da Bossa Nova e dos rapazes e moças que a fizeram, quando eles tinham entre quinze e trinta anos. (…) Os seres humanos, assim como os LPs, têm lados A e B, e houve um esforço máximo para que ambos fossem mostrados.

JUAZEIRO, 1948

Nas últimas rodas de violão sob o tamarineiro, assim que decidiu ir embora de Juazeiro, Joãozinho fazia um ar gaiato, abria os braços e, antecipando o que o esperava em Salvador, anunciava para os amigos: “Champanhe, mulheres e música, aqui vou eu!”. Mas João Gilberto sabia, desde o princípio,  que não ficaria muito tempo em Salvador, a caminho do Rio de Janeiro. (pág. 28)

OS SONS QUE SAÍAM DO PORÃO

Na sua identidade secreta de Farnésio Dutra, o carioca Dick Farney provavelmente não iria muito longe. Mas com um nome charmoso como este, dedos aveludados pelo piano da orquestra de Carlos Machado no Cassino da Urca, no tempo do jogo, e com o seu jeito casual e macio de cantar, suas chances duplicavam. Com um único disco, ele tornara a resposta nacional ás preces de uma boa parcela de brasileirinhos do pós-guerra, apaixonados pelas bandas de swing,  pelos crooners e pelos conjuntos vocais americanos. (…) Farney gravara “Copacabana” na Continental em julho de 1946, aos 25 anos. (pág. 32-33)

OBS: Não sei se essa é a gravação de 1946, infelizmente creio que não…

A notícia de que saíra um disco novo de Sinatra provocava alvoroço, embora isto não tivesse nada de novo. Estrelas como ele soltavam um disco a cada 15 dias nos EUA, já que os 78s continham apenas duas músicas. (pág. 39)

Quando Sinatra casou-se com Ava Gardner, o sucesso pareceu abandona-lo. Durante os 3 anos seguintes, até 1953, tudo que ele gravava parecia errado; seus filmes eram horríveis e ninguém gostava de vê-lo toureado por Ava com um espanhol chamado Mario Cabre. Como ser fã de um cantor que está sendo chifrado pela mulher com um toureiro – e ainda mais com aquele nome? (pág. 45)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s